24 de set. de 2015

Projeto Hamster

Bem, como já disse antes, eu ainda não tenho um hamster. Mas, estou fazendo de tudo para conseguir um. Por isso, criei um projeto, que estou seguindo e que resolvi compartilhá-lo com vocês.
Esse projeto é bem simples. Se divide da seguinte forma: Objetivo Principal > Etapa > Tarefa > Notas. Só isso. O legal dele é que pode se adaptar ao que você quiser. Inclusive, tudo aqui é apenas para ser usado como fonte de inspiração. Se você quiser fazer exatamente igual tudo bem, mas o ideal é adaptar o processo da forma que melhor se encaixa com você.


  • Objetivo Principal: O que você quer, afinal? No meu caso, conseguir um hamster. Este é seu objetivo, e você vai criar um caminho para chegar nele.
  • Etapas: É a indicação do caminho que você irá seguir. Possui os objetivos secundários, que são concluídos no fim da etapa. Eu resolvi fazer 6 etapas. O legal é você criar a etapa "pós-objetivo", onde você define o que acontece depois de atingir o objetivo. Se não, com o tempo você foca demais em conseguir o objetivo do que fazer algo com ele.
  • Tarefas: São as etapas das etapas. É um guia detalhado do que fazer em cada etapa, com tudo que você precisa para avançar.
  • Notas: São as anotações que você irá tomar à medida que avança. Coisas que são importantes como consulta, ou para manter o controle de tudo.
O ideal é anotar tudo numa agenda, onde você tem mais espaço para as notas, e para controlar os avanços.

Eis aqui uma cópia do que eu fiz na minha agenda até agora.
P.S.: Vou atualizar essa página de quando em quando, para anotar as evoluções.
P.S.²: As notas aqui estarão resumidas, pois em cada tarefa, tenho quase 5 páginas de notas.
Etapa: Objetivo Secundário
  • Tarefa -- Notas resumidas
Objetivo Principal: Ter um hamster

1ª Etapa: Conhecer o hamster
  • Pesquisar tudo sobre ele -- Espécies; Gaiola; Comida; Hábitos
  • Montar um texto com a pesquisa -- Manual do Hamster
  • Analisar prós e contras -- Resultado: A favor
  • Calcular gastos -- Animal; Gaiola; Comida; Forração; Vet/Vacinas
2ª Etapa: Convencer os pais
  • Dizer a eles meu objetivo -- Nível de Aceitação: 5/10; Interese: 3/10
  • Mostrar o texto, os prós e contras e a análise de gastos -- OK
  • Saber o motivo do "não" -- Comportamento
  • Resolver o problema -- Lista do "fazer por merecer"
3ª Etapa: Juntar dinheiro
  • Economizar -- Cofre; 60% da mesada; Lucro das vendas
  • Ter uma ideia para ganhar dinheiro --Vender colares artesanais
  • Pôr a ideia em prática -- OK
  • Conseguir a quantia necesária -- OK
4ª Etapa: Comprar a gaiola
  • Fazer a lista de compras -- OK
  • Comprar materiais -- OK
  • Planejar a gaiola -- Ver esboço
  • Fazer a gaiola -- OK (assim que puder, vou postá-la aqui no blog)
5ª Etapa: Comprar o hamster
  • Buscar lojas / Pesquisa de preço -- OK
  • Criar uma rotina para ele -- Rotina e Dieta
  • Comprar o hamster -- OK
  • Dar um nome -- José
6ª Etapa: Cuidar dele
  • Adaptá-lo à casa e à rotina -- OK
  • Seguir a rotina -- OK
  • Treinar o hamster -- (essa é uma das partes mais difíceis, então parei por aqui)
  • Ter um hamster feliz!  
Só pra avisar: Essas anotações são anotações pessoais, portanto, se você não entender algum termo, pode comentar aqui em baixo, que eu explico com prazer!

Hamtástico! Ana Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário