14 de nov. de 2015

Minha Gaiola!



Oi pra todo mundo! Hoje eu vou mostrar a gaiola que eu fiz, no estilo Diy (faça você mesmo, ou do it yourself) e com um tutorial básico para vocês se inspirarem!
Bem, este é o projeto original da casinha:

Clique para ver melhor

E esse é o resultado final (bem diferente, eu sei, mas é pra isso que servem os esboços):


Materiais:
Estrutural - Caixas Organizadoras (eu comprei 3: uma grande, uma pequena, e uma mais baixa, com rodinhas); Abraçadeiras (tipo rabo de rato); Maquita (opcional); Marcadores (o de quadro branco é excelente, porque marca bem e é fácil de tirar); Rolo de Arame (comprei do 12); Tela de Arame (1cm de espaço, ou menor); Tela de Nylon (tipo peneira); Fita adesiva decorativa; Ferramentas em geral (especialmente alicates, lima, furadeira e faca);
Marcadores
Caixas Organizadoras
Tela de Arame
Abraçadeiras
Ferramentas
Mobiliado - Roda; Bebedouro; Comedouro; Serragem; Ração; Toca; Palitos de Picolé; Brinquedos; Rolos de Papelão; Tubos (no meu caso, de uma outra gaiola;
Ração
Serragem (também conhecida como Maravalha)
Tutorial:
Bem, eu comprei tudo que foi necessário e me custou em torno de R$350,00. Eu sei que é bem mais caro que uma gaiola comprada (e dá muito mais trabalho). Mas, eu gosto da ideia de ter algo personalizado, que fosse único. E claro, o melhor pra meu hamster.

Enfim, vamos ao que interessa. Primeiro, eu comecei a marcar os lugares em que eu ia cortar. Uma dica: se você mora num lugar pouco ventilado, ou que faz muito calor no verão (meu caso), faça aberturas em pelo menos 3 dos lados. Assim você garante ventilação de todos os lados.
Em seguida, eu comecei a cortar esses espaços. E, acredite, essa foi a parte mais difícil do processo. Quando comprei as caixas, meu pai me convenceu a comprar a de material mais resistente. Não me arrependo disso, mas foi por isso que sofri tanto rs. Primeiro, eu tentei cortar com a faca e com o estilete. Sequer arranhou. Então tentamos a faca aquecida no fogão Funcionou, mas dava muito trabalho ficar esquentando e demorava bastante para cortar. No final, levamos (eu e meu pai) na casa da minha avó e lá cortamos com a maquita (um motor que gira uma lâmina numa velocidade tão incrível que corta até mármore). Cortou como se fosse uma folha de papel. Depois , lixamos todas as bordas para dar um acabamento. E, em uma das laterais, eu (meu pai) fiz uns furos com a furadeira, para variar um pouco.

E aí, comecei a fazer as grades. Devido à minha mania de perfeccionismo, demorei quase uma semana para fazer todas. A questão é que eu fiz uma espécie de moldura com o arame, do tamanho que eu queria, e prendi a tela nele. E isso demora um bocado. Ah, e também pus uma tela de nylon no topo da caixa superior, para ficar mais atraente. Prendi todas as telas com o rabo de rato (esse é o nome da peça, sinto muito). Para isso, fiz um furo de cada lado do arame e passei o rabo por lá. Para quem não sabe, rabo de rato é aquele lacre de plástico que sempre tem nas malas de viagem (de avião). Às vezes também vem na roupa.

Depois disso, instalei o tubo de acesso pro segundo andar, que consegui com meu primo, da gaiola antiga dele. E, para dar um style na coisa, pus um monte de fita adesiva decorativa nas laterais.
Por último, coloquei a serragem, o bebedouro (tive que fazer um suporte para o bebedouro de latinha de refri, porque não tinha como pendurar), o comedouro, a rodinha, e os brinquedos. Uma ideia legal que tive foi prender uma corrente com gancho na ponta no teto do andar superior, para poder trocar o pêndulo com mais facilidade.
Bem, isso é só. Desculpe o tutorial imenso, mas eu fiz isso para vocês entenderem que não é tão simples quanto as fotos no google (e no pinterest) mostram. E, além disso, eu devo ter ajudado em alguma coisa, talvez dado uma inspiração. Fiquem com essas fotos fofas do José:


Obrigada por tudo! Ana Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário